
A inauguração de uma loja é o início de seu negócio e você precisa divulgar a definir a sua marca para os seus clientes. Descubra 5 dicas que você precisa para ter uma inauguração de loja impecável. Depois de muito tempo de planejamento, chega o momento tão esperado para o empreendedor: a inauguração da loja. É indispensável que nessa preparação estejam estudos de mercado, pesquisas, abastecimento de estoque, contratar fornecedores e definir seu mix de produtos.
As estratégias de marketing são responsáveis por tornar o empreendimento conhecido, prospectar clientes e também por manter o seu relacionamento com eles. Ou seja, estão bastante ligadas ao sucesso de sua loja, não apenas no início, mas em toda sua jornada como empreendedor.
Para ajudar você neste quesito tão essencial que é a inauguração da sua loja, reunimos algumas dicas de marketing que devem ser organizadas antes dela de fato acontecer. Quer conferir? Então acompanhe a seguir:
1) Faça anúncios para o lançamento do negócio
As divulgações de lançamento precisam ser planejadas e produzidas antes da inauguração. Com antecedência, veja qual melhor meio para comunicar a abertura de sua loja como por exemplo folders, faixas, banners ou outros anúncios.
Além dos materiais físicos, é indispensável investir nas redes sociais . Não basta apenas criar o perfil e não postar nada até o dia da inauguração. Instigar a curiosidade pode ser uma ótima forma de iniciar a divulgação da sua nova loja.
Em questão dos anúncios pagos, as redes sociais no geral possuem um custo produção e veiculação mais baixo que outras formas de divulgação e possibilitam uma melhor segmentação de público: você pode mostrar o seu anúncio apenas para os públicos que tem mais a ver com a sua loja — por exemplo, mulheres, de 20 a 40 anos, que residam em seu bairro ou cidade.
2) Crie sua identidade visual
A identidade visual é fundamental para que você possa criar um laço com seu cliente e que sua loja seja lembrada, ela também é o primeiro passo para a padronização do seu espaço, e deverá estar alinhada com a essência da empresa.
Após a criação da identidade é importante que ela seja aplicada no ponto de vendas de maneira atrativa e assertiva. É a identidade visual que te ajudará a definir as cores que deverão predominar no ambiente da sua loja, e também como ele será decorado para transmitir a essência da marca.
Ela também te auxilia a criar um ambiente mais harmonioso e a dar uma cara única à sua loja, facilitando para que o cliente a identifique e diferencie. Até uma playlist própria pensando no público que deseja atingir faz toda diferença no seu ponto de vendas.
3) Organize o evento de abertura
Para apresentar a sua loja, marque um evento de lançamento. Essa é uma forma especial de conhecer e agradar seus clientes e claro mostrar para eles sua loja. Pense em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que também possam ser de interesse do seu público-alvo.
Caso seu evento seja fechado e mesmo assim algum cliente for sem ter confirmado presença, receba-o da mesma maneira.
Não se esqueça de nenhum detalhe, pense se servirá quitutes, qual será o limite de pessoas, se terá alguma ação especial de desconto.
. O evento de inauguração será para muitos clientes o primeiro contato com a sua marca, por isso é importante transmitir uma boa impressão desde o início.
4) Crie promoções de inauguração
É natural que os clientes busquem por promoções no lançamento, além de conhecer a nova loja, os consumidores estarão em busca de promoções. Dependendo do seu público essa pode ser uma estratégia bem eficiente para a inauguração de loja e fortalecimento da marca.
Caso tenha o intuito de fazer uma promoção no lançamento, escolha produtos que acredita que terão uma boa aceitação de seus futuros clientes e aplique um desconto atrativo sobre eles. Você pode optar por modalidades de desconto saudáveis, como descontos progressivos, que incentivam a compra de um número maior de produtos. Ou ainda estimular a recompra, com cupons ou descontos ou caskback para uma segunda compra na loja.
Além disso, não se esqueça de divulgar esta ação: assim como fará com o evento de abertura, informe sobre as promoções em todos os materiais e canais de divulgação – panfletos, banners e redes sociais que após esse período os preços retornam ao normal.
5) Fidelize seu cliente
O primeiro ponto é estar pessoalmente no dia da inauguração. Para desenvolver um bom relacionamento com os clientes, estar presente ajuda a criar um laço de empatia com o seu público, portanto, receba e atenda seus clientes com entusiasmo e cortesia, buscando entender um pouco mais sobre o que gostam, os produtos que procuram, que tipo de eventos e promoções gostariam de participar, etc.
O próximo passo é coletar as informações de seus primeiros clientes e visitantes para divulgações posteriores. Isso porque, não basta ter boas ações de marketing apenas para a inauguração de loja. Para que uma empresa siga conquistando clientes em um mercado tão competitivo, é necessário investir e fidelizar seu cliente.
Assim você poderá criar uma rede de contatos com os clientes por meio de pesquisas rápidas no estabelecimento, com mensagens via WhatsApp, SMS, envio de e-mails e até mesmo com formulários feitos do crediário ou vinculados a alguma promoção.
A princípio colete informações como:
· nome e endereço;
· sexo;
· telefones para contato;
· produtos de preferência;
· e-mail e redes sociais.
Com estes dados, você pode criar ações personalizadas a um grupo específico de clientes e as distribuir ao longo do ano, ou ainda aproveitar as datas sazonais e festivas, como Natal, Dia dos Mães e Dia dos Namorados para mais contatos e promoções.
Com essas 5 dicas com certeza a sua inauguração será um sucesso!
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