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AUMENTAR VENDAS: métodos incrivelmente fáceis que funcionam para todos

Foto do escritor: neoPDVneoPDV



“Como aumentar as vendas” é a pergunta que não quer calar na mente dos empreendedores.

Você pode se sentir ainda mais pressionado para lucrar, especialmente se há poucos recursos para investir e, principalmente, se a sua loja é sua única fonte de renda.

Mas, felizmente, é possível aumentar suas vendas de maneira simples e de forma acessível e fácil vamos lá?


Conheça melhor seu público


Saber para quem você vende é um dos primeiros passos para aumentar as vendas de forma consistente porque não basta existir demanda de um produto ou serviço no mercado: é preciso saber quem é o público que consome e mirar no público-alvo certo.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, precisa escolher o gênero, faixa etária, classe social e estilo (esportivo, casual, fino, etc.) com os quais vai trabalhar, certo?

Para começar a fazer esse mapeamento, é muito simples: basta coletar o cadastro mais completo possível dos seus clientes. Sistemas hoje ajudam dando inclusive o perfil e histórico de compras de seu cliente para você saber a frequência e sua preferência.


Acompanhe tendências


Não pare no tempo jamais, pois o mercado segue evoluindo rapidamente e se renovando dia após dia.

O dono da loja de roupas, por exemplo, precisa acompanhar as tendências de moda para saber o que vai se destacar na próxima estação, certo?

O mesmo vale para todos os segmentos, pois estar ligado nas novidades do mercado é uma forma de chegar sempre na frente da concorrência e conquistar mais clientes.

Então, certifique-se de que você está por dentro das tendências da sua área de atuação e que traz sempre o melhor para seus clientes, porque se o cliente for 2 vezes em sua loja e ver que sempre são os mesmos produtos, você pode ter certeza que ele vai consultar a concorrência.


Tenha uma marca atrativa


Você já analisou se sua marca é atrativa para seus clientes?

Para chamar a atenção, você precisa, no mínimo, de um nome que soe bem e seja fácil de memorizar, um logotipo bem feito e uma identidade visual.

Esses detalhes farão grande diferença nos seus resultados comerciais, pois todo cliente julga a empresa pela aparência da sua comunicação – e não é preciso investir muito para ter uma boa marca. Lembre-se a primeira impressão é a que fica, e você quer a melhor para a sua marca.


Capriche no atendimento


Você conhece seu público-alvo, acompanha as tendências e tem uma marca atrativa e trouxe o cliente para sua loja, agora ele precisa comprar seu produto certo? Não apenas venda seu produto, torne a compra de seu cliente uma experiência inesquecível, porque excelência no atendimento ao cliente pode ser o diferencial que sua loja precisa para aumentar suas vendas.

Além de facilitar o fechamento dos negócios, um bom relacionamento também ajuda a reter e fidelizar clientes.


Venda em todos os lugares possíveis


Será que você está aproveitando todos os canais disponíveis para aumentar suas vendas?

Os clássicos são a venda presencial, na loja física, e a venda pelo e-commerce, mas existem muitas outras possibilidades.

Um exemplo são as vendas pelo WhatsApp, que têm tudo para impulsionar seus resultados.

Você também pode vender pelo Facebook, criando uma loja para a sua empresa.

Além disso, muitos lojistas conseguem expandir seus negócios entrando em um marketplace como o MercadoLivre, que tem um público amplo e uma estrutura pronta para as vendas – só é preciso pagar uma comissão para a plataforma. Hoje os sistemas como o neoPDV conseguem integrar as ferramentas e você controlar tudo de um só lugar.


Ofereça mais formas de pagamento


Você Sabia que as formas de pagamento que você oferece fazem toda diferença em suas vendas?

Isso porque os clientes hoje estão também acompanhando as tendências e buscam o máximo de flexibilidade na hora de pagar por suas compras.

O essencial hoje em dia é ter maquininha de cartão ou utilizar um sistema de pagamento online que aceite várias bandeiras de crédito e débito.

No e-commerce, também é importante oferecer a opção de boleto de cobrança, já que muitas pessoas não possuem cartão ou conta bancária.

O queridinho do momento hoje é PIX tanto para o online ou para sua loja física, facilitando o pagamento do cliente e agilizando seus recebimentos.

Afinal, você não vai querer perder uma venda por não oferecer o meio de pagamento que o cliente procura, certo?

Lembre-se apenas de incluir as taxas cobradas por bancos e operadoras na hora de fazer a precificação dos seus produtos/serviços.


Faça parcerias estratégicas


Sua loja só tem a ganhar fazendo parcerias com negócios locais semelhantes e que atendem o mesmo público. Um bom exemplo é de um cabeleireiro que fecha uma parceria com uma loja de roupas para aumentar as vendas de ambos com descontos para seus clientes em comum.


Aproveite as datas comemorativas


As datas comemorativas são sempre grandes oportunidades de aumentar as vendas, não importando qual é seu segmento.

Você pode se programar com antecedência para o Dia das Mães, Natal, Ano Novo, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, entre outras datas importantes para a sua empresa.

Assim, você terá picos de venda em todos os meses praticamente e muitas chances de liquidar estoques e lançar novos produtos e serviços para sempre se manter na tendência que tanto seu cliente deseja.


Crie promoções inteligentes


Quem não gosta de uma promoção? Ninguém resiste a uma promoção, e você precisa usar isso de maneira inteligente em sua loja.


Existem vários tipos de promoções que te ajudam inclusive a desencalhar produtos, como por exemplo:

  • Liquidação de produtos que estão parados no estoque;

  • Promoção temática com data comemorativa;

  • Sorteio de prêmios;

  • Concurso cultural;

  • “Compre 1 leve 2”;

  • Aniversariante do mês

E aí, gostou das dicas de como aumentar as vendas para sua loja?


Aproveite e veja mais dicas para sua loja aqui em nosso blog.

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