
Você sabe como anunciar no Instagram e extrair ao máximo o poder de engajamento dessa rede social?
Muito além do compartilhamento de fotos e vídeos instantâneos, o Instagram se tornou uma bela ferramenta de anúncios e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
A história de que uma imagem vale mais do que mil palavras continua válida e, no caso dos anúncios no Instagram, uma única foto pode gerar dezenas de milhares de curtidas em minutos.
A seguir, você vai aprender:
· Por que é importante anunciar no Instagram
· Quais valores dos anúncios
· Passo a passo de como anunciar no Instagram
· Planejar seus anúncios.
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Por que é importante anunciar no Instagram:
se você esta na dúvida da importância de se anunciar no Instagram, considere que aessa rede social já superou 1 bilhão de usuários ativos no mundo em junho de 2018.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, de maio de 2018, 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.
No Brasil, 63% olham o Instagram várias vezes ao dia, enquanto 73% dos jovens afirma estar conectados 24 horas ao dia.
Além disso, 83% dos entrevistados pelo estudo seguem alguma empresa ou marca na rede social.
Ainda tem mais! O relatório Global Digital Report 2018 da We Are Social revelou que 27% dos brasileiros estão no Instagram, com um total de 57 milhões de usuários ativos na rede.
Além disso, o Instagram tem a vantagem de apresentar anúncios como inspirações entre milhares de publicações de amigos, entregando a mensagem de forma natural e criando uma relação de proximidade entre a marca e os usuários.
Atualmente, a rede social conta com 2 milhões de anunciantes, e você já tem motivos suficientes para se juntar a eles.
Quais valores dos anúncios?
Os valores dos anúncios no Instagram depende do orçamento que você determina ao criar sua campanha.
A primeira opção deve ser feita entre um valor diário ou um valor por campanha, ou seja, se você prefere determinar um gasto máximo por dia ou um gasto geral por um determinado período de tempo.
Nessa etapa, a própria ferramenta informa a quantia máxima que você poderá gastar por semana na campanha.
Nas opções avançadas, você pode escolher entre lances automáticos (a ferramenta define o lance) ou manuais (você insere o valor).
Além disso, também é possível definir se a cobrança será feita por impressão ou CPC (custo por clique).
Passo a passo de como anunciar no Instagram:
Anunciar no Instagram é mais fácil do que parece, pois as ferramentas são bastante intuitivas e oferecem diversas opções.
Existem basicamente cinco formatos de anúncio: fotos, vídeos, carrossel e histórias e coleções.
Acompanhe o guia prático e aprenda a anunciar na rede social mais promissora:
1. Escolha a forma de anunciar
A forma mais fácil de anunciar no Instagram é pelo próprio aplicativo, promovendo as publicações já compartilhadas na rede social.
No entanto, a ferramenta mais completa é o Gerenciador de Negócios do Facebook, que oferece recursos avançados para configurar e acompanhar as campanhas (vamos por esse caminho).
2. Configure sua conta no Gerenciador de Negócios
Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie uma conta, caso ainda não possua.
Depois, associe a Fanpage da sua empresa nas configurações básicas.
Finalmente, é só configurar sua conta do Instagram para viabilizar a criação de anúncios.
3. Escolha seu objetivo
O primeiro passo para configurar seu anúncio é escolher entre os objetivos disponíveis, entre os quais estão o alcance, tráfego, visualizações, conversões, envolvimento, etc.
Cada um dos objetivos pode ser enquadrado em reconhecimento, consideração ou conversão, de acordo com o tipo de anúncio.
O seu objetivo das suas estratégias e determina todo o direcionamento da campanha, por isso, escolha com cuidado.
4. Identifique seu público
A próxima etapa é decidir quem você quer atingir com seu anúncio.
O Instagram oferece inúmeras segmentações, tais como idade, gênero, localização, interesses, forma de interação e muito mais.
Dê atenção especial à parte de “Conexões” nas opções avançadas, onde você pode selecionar públicos que curtiram sua página e estão mais próximos da marca.
5. Selecione a rede social do anúncio
Você pode escolher se deseja veicular o anúncio somente no Instagram ou se quer incluir o Facebook.
6. Determine seu orçamento
Nessa etapa, você determina o quanto quer gastar com seus anúncios e escolhe as opções mais adequadas para a campanha.
Lembrando que as opções são diferentes de acordo com o objetivo selecionado.
7. Crie seus anúncios
Você poderá escolher os melhores formatos e sua imaginação para montar os anúncios.
Primeiro, você deve escolher entre os cinco formatos disponibilizados.
Aqui vai uma dica: em 2018, os conteúdos em vídeo já representam mais de 66,2% das impressões de anúncios do Instagram, segundo o relatório do Brandnetworks.
Os vídeos também recebem 2 vezes mais comentários do que imagens e atingem a maior taxa de engajamento (38% maior que as imagens), de acordo com o 2018 Instagram Report da Mention.
Além disso, o Instagram passou a permitir vídeos de até uma hora a partir de junho de 2018 (Exame).
Na hora de escolher seu conteúdo, preste atenção aos requisitos como tamanho da imagem, formato, proporção e tamanho do arquivo.
Depois, você poderá escrever uma chamada e descrição dentro do limite de caracteres, além de escolher um botão call-to-action e uma URL de destino.
Para acertar na criação, estas são algumas práticas recomendadas:
· Utilize o nome da sua marca como nome da conta e o logo no avatar
· Inclua a localização do conteúdo na publicação e marque pessoas
· Publique somente conteúdos criativos e de relevância para o usuário
· Utilize textos curtos e hashtags de maneira moderada
· Prefira imagens simples e simétricas com ponto focal bem definido
· Promova seus anúncios por meio do Stories (histórias)
· Não ultrapasse a densidade de 20% de textos nas imagens escolhidas
· Utilize o humor como estratégia para capturar a atenção do usuário
· Desenvolva um conteúdo que reflita a identidade e personalidade da marca.
8. Acompanhe seus anúncios
Depois de publicar seus anúncios, é importante acessar o Gerenciador de Anúncios com frequência para analisar o alcance, custo por clique e quanto já foi gasto.
Assim, você pode providenciar os ajustes necessários e fazer seu dinheiro render mais.
Planejando seus anúncios:
Antes de sair criando seus anúncios no Instagram, é muito importante elaborar um planejamento para aproveitar por completo o potencial da rede.
O planejamento fica mais fácil depois de criar um anúncio de teste, pois você compreende todas as etapas e recursos que a ferramenta oferece.
Como vimos, o próprio gerenciador apresenta os objetivos de marketing e opções de segmentação do público, além de diferentes tipos de orçamento e veiculação.
Logo, basta combinar essas informações em anúncios personalizados com formatos, públicos, objetivos e orçamentos diferentes.
Basicamente, você precisa mapear e definir as seguintes etapas:
· Campanha: objetivo
· Conjunto de anúncios: orçamento + período + público + posicionamento
· Anúncios: texto +imagem + áudio
Com as estratégias previamente definidas, você consegue reduzir custos e direcionar a campanha para seu publico que realmente interessa.
No fim das contas, as funcionalidades do Gerenciador de Anúncios vão surpreender você pela praticidade e inteligência.
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