O varejo sempre está passando por um processo de mudança em sua forma de ser. Cada vez mais, empresas de todos os segmentos do varejo buscam opções para evoluir e ser a melhor versão de si mesmas.
Isso afeta diretamente na busca por melhores resultados e melhorias. Em uma dessas melhorias, entra uma peça chave: Qual software usar?
Pensando nisso, criamos um pequeno guia para lhe ajudar nesse assunto bem importante:.
O que um sistema para loja deve oferecer para ser escolhido?
1 – Gestão de estoque
Pode parecer óbvio que o estoque está entre os setores mais importantes de todos os tipos de empresas, e no varejo não foge essa regra, porque ele determina o sucesso das vendas e influencia diretamente nos lucros. Por isso, efetuar uma boa gestão de estoque é fundamental.
Para escolher um sistema para sua loja, você precisa ter a certeza de que ele possui um bom módulo para gestão de estoque que vai muito além de vendeu -1 no estoque! O sistema deve ser capaz de entregar relatórios com análises precisas e apontar a quantidade de itens que podem faltar, qual tem melhor giro, isso por fornecedor, departamentos da loja, seu valor de compra e de venda, além de informações complementares como trocas e devoluções para você saber se é um produto bem aceito ou não.
2 – Gestão financeira
Assim como o controle de estoque, a gestão financeira também é uma parte vital da loja. Sem o correto controle das contas a pagar e a receber, você não consegue tomar uma decisão com a segurança necessária, além de não conseguir estabelecer metas e acompanhar resultados com eficiência.
Portanto, esta é mais uma forma de escolher um sistema para sua loja onde se deve ter muita atenção. Dê preferência para sistemas que controlem os recebíveis e taxas de cartões para você não ter que fazer um controle paralelo.
3 – Relatórios Cadastrais, Gerenciais e Financeiros
Fica complicado ter uma visão completa do funcionamento da sua loja se você não puder ter a certeza que as informações estão corretas, e que cheguem de forma clara e rápida. Um fator decisivo na escolha de um sistema para sua loja é que ele possibilite a elaboração desses relatórios, podendo inclusive exportar para análise em reunião.
Com essas informações, você entende pontos fortes e fracos de seu negócio, como a rentabilidade, o desempenho de vendas de determinado produto ou marca, a demanda ao longo de um período, ou ainda o aproveitamento de um vendedor em relação aos demais.
São informações que permitem tomar decisões importantíssimas em menor tempo, encontrar soluções para problemas antes desconhecidos, além de entender a direção que sua loja está tomando.
4 – Controle Financeiro
Como falamos antes sobre a gestão financeira, um módulo para controle de recebíveis em aberto pode fazer toda a diferença na hora de escolher um sistema para sua loja. Isso porque muitas lojas costumam abrir linhas de crédito para os clientes sem a administração de uma empresa terceirizada.
Com certeza é uma ótima opção para expandir as possibilidades de vendas, mas, ao mesmo tempo, o dono da loja precisa ter muita cautela. Um bom sistema para sua loja é aquele que apresenta ferramentas ideais para te ajudar no controle e recuperação de crédito quando for necessário.
Um módulo como este faz muita falta se estiver ausente, de forma que isso impacta diretamente nos lucros e no mix de oportunidades para os clientes. Escolha um sistema capaz de administrar os títulos em atraso com eficiência e clareza.
A conciliação de cartões é uma tarefa que toma uma imensa porção do tempo do gestor ou responsável por esta tarefa. Além de ser bastante complexa, ela acaba demorando para ser realizada e, como se não bastasse, ainda está sujeita ao erro humano com muita facilidade, e ara evitar e ainda otimizar tudo isso, a melhor opção é contar com um sistema para sua loja que faça esse controle, que no final fará toda diferença.
5 – PDV
Um módulo de PDV ágil sem dúvidas é um fator essencial para escolher um sistema para sua loja. Afinal, você lida com vendas o tempo inteiro. Quanto melhor for o PDV, mais ágil será o seu trabalho, menos problemas você enfrentará e mais satisfeito estará o seu cliente, sendo a nota gerada pelo ECF, S@T, NF-e ou NFC-e!
Além disso, na hora da abertura e do fechamento, é essencial que o sistema funcione bem e de forma veloz. Você não vai querer aguardar uma hora até que o sistema processe todas as vendas no fim do dia já cansado antes de ir embora.
6 – Facilidade de uso
Por fim, e não menos importante, um fator para escolher um sistema para sua loja é a facilidade de uso. Seus colaboradores devem ser capazes de interagir com o software facilmente e acessar todas as funções necessárias sem dificuldades.
Sistemas arcaicos, com códigos na tela, ou sistemas confusos, com menus bagunçados e sem estruturação, são coisas do passado. Seu sistema deve contar com uma opção de busca inteligente para encontrar o que você precisa sem demora, além de ser visualmente organizado e agradável.
Neopdv, o sistema para sua loja!
Agora, imagine um sistema que possui todas essas funcionalidades e muitas outras como por exemplo integração com loja virtual e marketplaces? Para em épocas como a de hoje com pandemia, você conseguir vender mesmo de portas fechadas?
Isso mesmo, o sistema neoPDV, tem isso e muito mais, se quiser saber mais como ter um sistema para lojas que vai lhe oferecer um conjunto de módulos e tarefas prontas para otimizar seu dia a dia e eliminar a maioria dos seus problemas, fale agora com um de nossos consultores!
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