Como uma gestão de loja eficiente gera economia "Cadastro de produtos"



O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, que lida diariamente com a reposição de seu estoque.


Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja.


Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por centenas e as vezes milhares de produtos.


No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de sua loja.


Listamos, a seguir alguns passos importantes que você deve seguir para fazer um cadastro de produtos correto e assim manter o seu estoque sempre atualizado.


Padronize a sua descrição:

Para realizar um bom cadastro de produtos é preciso seguir um padrão. Ele é definido ao ter como base a necessidade e estrutura de seu negócio.

Informe todas as particularidades, características do produto em seu nome.


Faça a separação por departamentos e palavras chave:

Otimize o cadastro de produtos separando cada item por categoria. Para realizar essa tarefa, é preciso escolher a maneira mais adequada de separá-los.

Considere a possibilidade da inclusão de mais divisões, porém, mais importante que o nome dado a elas, é a compreensão do conceito adotado. Assim, é possível fazer uma classificação que abranja desde os grupos mais analíticos até os mais sintéticos.

Um ponto que precisa de bastante atenção neste tópico é que a separação feita por departamentos e suas divisões não tem relação direta com a marca do produto, mas sim com a natureza e as características de cada item. Uma solução é incluir palavras-chave no cadastro para que seja mais fácil localizar os itens quando for preciso. O sistema de gestão de lojas neoPDV, tem até 4 níveis de divisão!


Utilize o código de barras:

Ao realizar um cadastro novo de produtos ou atualizar a lista dos que já existem no estoque, utilizar o código de barras ajudará muito o trabalho. Isso porque, com a sua utilização, é possível evitar erros de digitação nos códigos no controle de entrada e de saída das mercadorias. Além disso, oferece mais praticidade, pois evita filas em seu pdv, sendo muito mais rápido do que digitar cada código no momento da venda.


Trabalhe com multiplicadores de preços:

Trabalhar com multiplicadores de preços, é uma ótima forma de agilizar e padronizar seu cadastro de produtos, porque com ele você consegue deixar uma margem padrão para sua loja, inclusive com arredondamentos de preço, ganhando assim bastante tempo sem precisar ficar calculando a cada novo cadastro o valor de venda daquele produto.


Conte com um bom software:

Ficar na antiga prática de caderno de anotações não é mais a melhor estratégia, concorda? Nesses novos tempos digitais, e principalmente de mudanças de legislação, ter um sistema de gestão é essencial. Ou seja, facilitar processos diversos e atender a legislação já não cabe mais se limitar a métodos ultrapassados, certo?

Nesse sentido, contar com sistemas de gestão que ofereçam a integração entre o sistema sua loja física e a sua plataforma de loja virtual, é um enorme diferencial.

sistemas hoje permitem facilidades como por exemplo, importar o XML da nota fiscal de entrada dos produtos, enviando automaticamente esses produtos para seu cadastro e interligando com sua loja virtual. Isso dispensa a necessidade de recadastro e perda de tempo nos processos logísticos, e o sistema de gestão de lojas neoPDV com sua parceria com a TRAY oferece isso e muito mais!






2 visualizações

© 2019 by neoPDV