Como uma gestão de loja eficiente gera economia "Controle de Estoque"



Seguindo nossos posts sobre gestão de lojas eficiente, hoje falaremos de controle de estoque e sua importância.


Controle de estoque é a gestão de suas mercadorias. Em outras palavras, controlar a entrada e saída de seus produtos para otimizar seu uso eficiente. e minimizar o investimento com compras erradas. Daí a importância do controle de estoque ser tão vital para seu negócio. Esse controle sendo feito de forma eficiente ajuda na rentabilidade de sua loja e reforça a estrutura de sua loja. Apesar disso, o controle de estoque é ignorado ou é mal feito em muitas lojas pelo simples desconhecimento ou até pela falta de tempo e organização não tendo assim uma boa administração. Nós da neoPDV vamos te ajudar a entender a importância do controle de estoque para os resultados da sua loja com este material aumentando seu domínio em sua gestão de loja.

Para começar fazemos a pergunta: O que é controle de estoque? Toda loja busca se desenvolver de forma saudável e lucrativa. Para isso, a sua gestão deve ser sólida e em constante evolução para acompanhar o mercado. Ponto fundamental que contribui para a conquista desse objetivo é o controle de estoque. O controle de estoque é o processo de monitoramento de todo fluxo de entrada e saída de produtos armazenados em sua loja,garantindo um bom funcionamento de todas as etapas que dependem, direta e indiretamente, dessas mercadorias. Esse controle deve ser feito com planejamento e organização, já que quando bem executado, garante eficiência e sustentação para seu negócio reduzindo custos e perdas. Fazendo corretamente o controle de estoque, é possível prever necessidades de:

  • melhorar sua compra e reposição;

  • reduzir a incidência de perdas por roubo;

  • otimizar o espaço físico para armazenamento;

  • melhores condições de negociação com os fornecedores;

  • controlar o uso do investimento, dentre outros.

As demandas da sua loja podem ser atendidas sem haver excessos e prejuízos por compras indevidas e sem necessidade, por isso a importância do controle de estoque influencia a sua gestão financeira. Além disso, reconhecer que mercadorias paradas representam capital sem giro, o que impacta negativamente os resultados e reforça a necessidade de uma boa gestão.

Algumas Vantagens de fazer o controle de estoque Confira mais algumas vantagens que reforçam ainda mais a importância do controle de estoque para a gestão de sua loja.  Um controle de estoque eficiente permite que a loja enxergue produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida já podendo fazer novas compras sem afetar o fluxo de vendas pela falta do produto. Isso permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, dando mais inteligência ao gasto de seus recursos e reduzindo bastante, o prejuízo com gastos desnecessários. Um bom controle de estoque também pode significar uma vantagem competitivas para seus concorrentes, já que o seu planejamento garante que nenhum produto de alto giro falte prejudicando a venda pela falta do mesmo. Isso também reforça a fidelização dos clientes que sabem que sempre irão encontrar os produtos desejados em sua loja gerando assim mais satisfação. Mais uma vantagem é a possibilidade de conhecer quais são os seus produtos de maior aceitação, porque com as análises feitas pelo controle de estoque, fica muito simples saber qual o produto tem maior e menor procura. Assim, pontos fortes e pontos a serem melhorados podem ser estudados para otimizar as futuras estratégias de sua loja.

Como otimizar o seu controle de estoque Para te ajudar a otimizar o controle de estoque, aqui vão algumas dicas importantes que farão toda diferença. Confira! 1. Sistema de gestão de loja Um fator fundamental para ter um bom controle de estoque é o ter um sistema de gestão de lojas como o sistema neoPDV 2. Treinamento da equipe Tão importante quanto empregar um sistema de gestão para automatizar o controle de estoque é treinar seus colaboradores alimentarão o seu sistema de gestão.  Com a garantia de uma equipe capacitada e ciente da importância e necessidade de manter o planejamento em dia, os dados usados para elaborar estratégias que potencializam os resultados da empresa se tornam mais confiáveis e precisos.  3. Análise de tempos em tempos Outra dica é definir a cada período que as informações disponibilizadas no controle de estoque é verificada. Para garantir que todo processo que seja feito da forma mais correta e não exija retrabalho, é indispensável que uma conferência ocorra regularmente. 4. Organizar inventários Para intensificar ainda mais a eficiência do controle de estoque é recomendado criar um inventário. Para isso, será preciso listar todos os produtos e fazer uma contagem de tempos em tempos, podendo assim identificar perdas e roubos! 5. Cálculo do custo Estocar produtos requer custos que vão além da compra. Envolve diversos um espaço físico, a manutenção desse ambiente, higienização do espaço e das mercadorias, treinamento da equipe de operação, remuneração, dentre outros. Por isso, é importante avaliar os custos desse processo para que ele se adeque a realidade da sua loja, assim, o controle de estoque não será um gasto e sim um investimento, que a curto e médio prazo vai gerar retorno financeiro. Viu só como administrar o seu estoque pode fazer toda diferença gestão de sua loja? O controle de estoque é uma medida estratégica para manter as vendas com lucratividade e otimizar os resultados da sua loja. Com planejamento, organização, fiscalização e profissionais qualificados, esse processo se torna um diferencial.





3 visualizações

© 2019 by neoPDV