Ter em seu sistema de gestão um processo de devolução de mercadoria é essencial para aumentar a satisfação do cliente. Pensando nisso, também é possível evitar problemas jurídicos e ainda economizar no retorno dos produtos para sua loja. Saiba mais sobre o assunto e como a devolução pode ajudar seu negócio.
O que é e como funciona a devolução de mercadoria?
Devolução de mercadoria é quando o produto comprado seja na sua loja física ou virtual, é enviado de volta após ter sido recebido pelo cliente. Geralmente existe um prazo para devolução de mercadoria.
A devolução de compra visa a anulação da compra feita por seu cliente. Com isso será empregado o mesmo tratamento fiscal — que envolve benefício tributário ou tributação normal — aplicado na compra do produto. Nesse caso, busca-se a recuperação do tributo pago, que está em destaque na nota ou cupom fiscal original.
Mas como na prática seria isso no sistema de gestão de lojas neoPDV?
Imagine a seguinte situação? Cliente vai até sua loja e compra um determinado produto com você gerando um cupom fiscal(gerando imposto a ser pago). Por algum motivo vem fazer a devolução ou troca do produto. Aqui temos 2 cenários:
Se ele levar outro produto no lugar, vai exigir um novo cupom ou nota fiscal(gerando outro imposto a ser pago).
Ele não levou nenhum outro produto e você devolveu o dinheiro(porém o imposto gerado ainda precisa ser pago)
Nos dois cenários existe a função dentro do sistema de gestão de lojas neoPDV a transação de devolução, que volta o produto para seu estoque, e o mais importante, gera um relatório que você pode tirar no período desejado, e saber todas as devoluções que você teve, e assim gerar uma nota de devolução recuperando todos os impostos a pagar ou que já foram pagos, mas que cliente devolveu a mercadoria, gerando assim uma economia que muitas vezes o lojista não se atenta!
Comments