Como uma gestão de loja eficiente gera economia "gastos desnecessários em sua loja"



Um dos segredos no mundo dos negócios é saber controlar os custos, e nesse post vamos mostrar algumas dicas para o varejista, mesmo se a loja estiver dando resultados positivos, entender o quão fundamental é questionar e estudar maneiras de reduzi-los e assim evitar gastos desnecessários em sua loja!


1) Cadastro de Produtos

A necessidade de um cadastro de produtos bem feito, vai muito além de se ter uma boa definição dos produtos e uma divisão bem elaborada em seus departamentos e seções. A parte fiscal é de extrema importância, porque são a base do que a loja vai gerar de impostos a serem pagos. Então muita atenção a esta parte, sempre se atentando se sua base esta atualizada com as exigências fiscais.

É muito comum pegarmos lojistas que estão pagando mais impostos do que deveria, porque, ná maioria dos casos, não compensa de maneira correta os créditos (temos um post sobre nota de devolução que explica isso) e também não aproveita os regimes especiais que sua loja se enquadra. Pior que isso ainda são os erros de cálculos que podem gerar multas para a sua loja. O nível de complexidade é bem grande, pois além do ICMS há o PIS e a COFINS. Pagar algum imposto sobre a alíquota de forma errada, pode gerar gastos bem altos! E ainda não acabou, porque ainda há outras informações como o NCM e o CEST, que fazem parte do cadastro, e são também fundamentais para a geração das suas obrigações fiscais.


2) Controle de Estoque

Para a grande maioria dos lojistas, o estoque é a grande parte do ativo de sua loja. Ao controlar seu estoque o lojista pode evitar muitos gastos desnecessários, como compras de produtos que já tem estoque suficiente ou com giro muito baixo, posicionar o estoque em outra loja que giro pode ser diferente, e, também, descobre quebras e fraudes tanto de clientes como de seus funcionários. Uma parte primordial desse controle éo controle de inventário, para checar os seus controles de estoque fisico com o do sistema. E nunca se esqueça, uma loja bem controlada, por si só, já desestimula clientes e funcionários a ocorrência de fraudes.


3) Compre Melhor

Este tema esta ligado ao anterior quando o seu olhar estiver para os custos, e chegar o momento de analisar todo o processo de compra da sua loja. Até porque, sem dúvida, os fornecedores de mercadoria são sua maior fatia de contas a pagar, então, nada melhor que ter processos de compras bem definidos e ter a segurança que se está comprando de forma correta.

Existem algumas formas de você conseguir melhorar suas compras, aumentando seu lucro.

Um processo de compra automatizado oferece a você ferramentas que te deixam em vantagem para negociar com o fornecedor. Por isso, ter um sistema de gestão de lojas neoPDV torna a sua gestão ainda mais eficiente, melhorando os seus resultados.

É importante você saber que ter um cadastro de produtos organizado agiliza ainda mais o processo de compras, porque é possível saber de maneira rápida e correta quais produtos você tem em loja e, assim, fazer os seus pedidos. 

Pesquisar a concorrência é outra maneira de saber qual é o preço médio que determinado item é vendido. Dessa forma, você terá uma base na hora de efetuar a compra deste produto. Outra saída é comprar de outros estados como alternativa para conseguir melhores preços, mas essa opção precisa ser analisada com cautela, para que você não tenha prejuízos ao invés de lucros. 

Outra alternativa que pode gerar ganhos significativos é comprar em conjunto. Muitos lojistas utilizam essa prática conseguindo assim uma melhor negociação pelo volume de compras. Dessa forma, você consegue ter acesso a preços mais baixos refletindo diretamente em seu preço de venda, porque conseguirá ter uma variedade de produtos e acesso a itens diferenciados. Com isso, você consegue trazer maior credibilidade junto a seu cliente aumentando sua satisfação!


 4) Controle seu Financeiro

Todos os processos anteriores terão mais efeito se você comece a a registrar e classificar todas as despesas de sua loja. O primeiro passo é mapear toso os custos de sua loja. Na sequência, analise caso a caso a necessidade de cada custo e se é possível diminuir ou até mesmo cortar. Você pode começar pelos maiores valores. De início você pode achar complicado, mas com o passar do tempo, você vai chegar enfim até as suas pequenas despesas, que somadas correspondem a um valor considerável no final do mês.

Para controlar com eficiência e segurança a utilização de um sistema é fundamental e o sistema de gestão de lojas neoPDV é uma ótima opção!



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