O que fazer na sequência da reabertura do comércio?



Sabemos o quanto foi difícil para o comércio este período de quarentena, e agora como proceder após a reabertura? O que fazer para deixar seu cliente tranquilo em sua loja? Como seguir as normas? Veja a seguir como deixar sua loja sempre em dia com as normas e seus clientes satisfeitos:


Primeiro cuide do ambiente de sua loja:


Disponibilizar produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos na entrada dos estabelecimentos.

• Evitar atividades promocionais que podem causar aglomerações.

• Implantação, quando possível, de corredores de uma via só para coordenar o fluxo de clientes nas lojas.

• Evitar aglomeração nos caixas e balcões de atendimento, criando mais terminais de venda e orçamento.

• Sobre a higienização de grandes superfícies da loja, como chão, banheiros, pias, balcões, armários, entre outros, algumas empresas estão higienizando com solução de hipoclorito de sódio de 2,5%, no mínimo uma vez ao dia.

• Abrir portas e janelas forçando a circulação do ar no ambiente das lojas para manter o ambiente arejado, ou ligar ventiladores mecânicos por, no mínimo, 30 minutos, duas vezes ao dia.

• As máquinas de cartões (Pin Pad) devem ser higienizadas na frente do cliente antes de sua utilização ou também “envelopadas” com plástico filme.

• Álcool em gel em diferentes espaços da loja.

• Eliminar os pontos de café e oferta de alimentos pelo menos por enquanto.

• Intensificar a comunicação sobre higienização e prevenção em diversos locais para os clientes (lavagem de mão, uso de máscaras e álcool em gel).


Deixe a melhor experiencia para seu cliente:


A comunicação com seu cliente é fundamental nesse momento, seja por cartazes, televisão ou equipamento de som.

Oriente sobre as medidas protetivas da COVID-19, distanciamento nos locais de maior movimento da loja, Caixa Exclusivo e de Caixa Fechado.


A recepção é muito importante:

Ter um colaborador dando as boas-vindas nos primeiros dias, na entrada da loja, também pode gerar um clima positivo na experiência de compra do seu cliente. Além disso, pode-se fornecer álcool em gel na entrada/saída da loja.


Algumas boas práticas para os clientes são:

• Implantação de horário exclusivo para clientes acima de 60 anos;

• Implantação de protocolo de controle de entrada e saída dos clientes, com controle de fluxo na entrada, de acordo com a saída dos clientes (a distância pode ser demarcada no chão com fita adesiva);

• Higienização de cestos, shopping bags, sacolas e demais pontos de contato na loja;

• Disponibilização de álcool em gel em todos os acessos à loja, como, por exemplo, entrada e saída principais, banheiros, em todos os pontos de serviços e na linha de frente de caixa;

• Orientação aos clientes sobre o pagamento Preferencial com cartão de crédito ou por aproximação (evitar o uso do dinheiro).


Como organizar seu Caixa:

• A fila deve ser organizada por “PDV” e não mais no conceito “fila única”.

• Distanciador de Acrílico/Fita balizadora.

• Usar a fita balizadora, verificando a necessidade de utilizar um cabo maior para o pin pad.

• Realizar a marcação no chão para que haja o distanciamento de 1,5 m entre os clientes da fila. • Definir PDVs exclusivo de atendimento aos idosos conforme demanda evitando formação de filas e também realizar a marcação no chão para manter o distanciamento.

• Manter um PDV aberto e outro fechado, garantindo o distanciamento entre os colaboradores.

• Utilizar os “separadores de filas” encostados nos balcões de caixa para que o cliente não tenha contato ou debruce sobre o mesmo.

• O colaborador deve ter um pano e álcool gel disponível para realizar a limpeza de pin pad, tela do PDV e desacoplador a cada cliente atendido.

• Verificadores de sacolas - higienizar periodicamente.

• Equipamentos e itens das cestas que ficam em frente aos caixas, higienizar periodicamente.

• Disponibilizar álcool em gel aos clientes no caixa.

• Utilizar papel filme para encapar os pin pads, facilita a higienização durante o dia. Trocar pelo menos uma vez por dia.


Nós do sistema de gestão de lojas neoPDV, desejamos a todos uma ótima retomada de atividades.


Fonte: Abvtex



5 visualizações

© 2019 by neoPDV