O que fazer na sequência da reabertura do comércio?
- neoPDV
- 15 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Sabemos o quanto foi difícil para o comércio este período de quarentena, e agora como proceder após a reabertura? O que fazer para deixar seu cliente tranquilo em sua loja? Como seguir as normas? Veja a seguir como deixar sua loja sempre em dia com as normas e seus clientes satisfeitos:
Primeiro cuide do ambiente de sua loja:
• Disponibilizar produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos na entrada dos estabelecimentos.
• Evitar atividades promocionais que podem causar aglomerações.
• Implantação, quando possível, de corredores de uma via só para coordenar o fluxo de clientes nas lojas.
• Evitar aglomeração nos caixas e balcões de atendimento, criando mais terminais de venda e orçamento.
• Sobre a higienização de grandes superfícies da loja, como chão, banheiros, pias, balcões, armários, entre outros, algumas empresas estão higienizando com solução de hipoclorito de sódio de 2,5%, no mínimo uma vez ao dia.
• Abrir portas e janelas forçando a circulação do ar no ambiente das lojas para manter o ambiente arejado, ou ligar ventiladores mecânicos por, no mínimo, 30 minutos, duas vezes ao dia.
• As máquinas de cartões (Pin Pad) devem ser higienizadas na frente do cliente antes de sua utilização ou também “envelopadas” com plástico filme.
• Álcool em gel em diferentes espaços da loja.
• Eliminar os pontos de café e oferta de alimentos pelo menos por enquanto.
• Intensificar a comunicação sobre higienização e prevenção em diversos locais para os clientes (lavagem de mão, uso de máscaras e álcool em gel).
Deixe a melhor experiencia para seu cliente:
A comunicação com seu cliente é fundamental nesse momento, seja por cartazes, televisão ou equipamento de som.
Oriente sobre as medidas protetivas da COVID-19, distanciamento nos locais de maior movimento da loja, Caixa Exclusivo e de Caixa Fechado.
A recepção é muito importante:
Ter um colaborador dando as boas-vindas nos primeiros dias, na entrada da loja, também pode gerar um clima positivo na experiência de compra do seu cliente. Além disso, pode-se fornecer álcool em gel na entrada/saída da loja.
Algumas boas práticas para os clientes são:
• Implantação de horário exclusivo para clientes acima de 60 anos;
• Implantação de protocolo de controle de entrada e saída dos clientes, com controle de fluxo na entrada, de acordo com a saída dos clientes (a distância pode ser demarcada no chão com fita adesiva);
• Higienização de cestos, shopping bags, sacolas e demais pontos de contato na loja;
• Disponibilização de álcool em gel em todos os acessos à loja, como, por exemplo, entrada e saída principais, banheiros, em todos os pontos de serviços e na linha de frente de caixa;
• Orientação aos clientes sobre o pagamento Preferencial com cartão de crédito ou por aproximação (evitar o uso do dinheiro).
Como organizar seu Caixa:
• A fila deve ser organizada por “PDV” e não mais no conceito “fila única”.
• Distanciador de Acrílico/Fita balizadora.
• Usar a fita balizadora, verificando a necessidade de utilizar um cabo maior para o pin pad.
• Realizar a marcação no chão para que haja o distanciamento de 1,5 m entre os clientes da fila. • Definir PDVs exclusivo de atendimento aos idosos conforme demanda evitando formação de filas e também realizar a marcação no chão para manter o distanciamento.
• Manter um PDV aberto e outro fechado, garantindo o distanciamento entre os colaboradores.
• Utilizar os “separadores de filas” encostados nos balcões de caixa para que o cliente não tenha contato ou debruce sobre o mesmo.
• O colaborador deve ter um pano e álcool gel disponível para realizar a limpeza de pin pad, tela do PDV e desacoplador a cada cliente atendido.
• Verificadores de sacolas - higienizar periodicamente.
• Equipamentos e itens das cestas que ficam em frente aos caixas, higienizar periodicamente.
• Disponibilizar álcool em gel aos clientes no caixa.
• Utilizar papel filme para encapar os pin pads, facilita a higienização durante o dia. Trocar pelo menos uma vez por dia.
Nós do sistema de gestão de lojas neoPDV, desejamos a todos uma ótima retomada de atividades.
Fonte: Abvtex
Comments