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Software de Ponto de Venda: 7 dicas indispensáveis



PDV ou ponto de venda, local sagrado de sua loja. Onde não podem haver falhas ou desvios por onde o dinheiro entra em seu comercio. Não existe outro caminho, é de suma importância que o lojista automatize seu ponto de venda.


Um dos principais momentos de estresse é o pagamento, sua tela de venda. Por isso, o software de ponto de venda tem um papel fundamental em toda experiência de compra do cliente.

Escolher o software de ponto de venda e os equipamentos adequados é fundamental para alcançar a melhor produtividade em sua loja.

Nesse post, apresentaremos dicas indispensáveis do software de ponto de venda (PDV). Assim, sua loja obtém todas as vantagens proporcionadas pela automação comercial.

Conheça os principais atributos de um software de ponto de venda:


Legislação

A primeira e mais indispensável: a legislação de seu estado. É indispensável que seu software atenda esse quesito.

O FISCO é rigoroso na legislação do ponto de venda. Tudo é definido por convênios, atos, portarias e decretos estaduais e federais.

O FISCO determina todas as obrigatoriedades e requisitos do software e hardware do PDV. Dessa forma, utilizar um software que não esteja adequado ao seu estado pode ocasionar em autuações e multas para o estabelecimento.

Atualmente existem três soluções fiscais para automação do ponto de venda: o PAF-ECF, o SAT e a NFC-e, cuja obrigatoriedade é definida pela legislação de cada estado.

O cumprimento da legislação não é importante somente para conferir a segurança jurídica do seu negócio, mas é importante para a operação e atendimento ao cliente.

Um problema ou lentidão nesse momento da venda, gera insatisfação do atendimento pelo cliente. Fique atento!


Segurança e estabilidade

Por se tratar de venda, a segurança é indispensável. Segurança no software do ponto de venda significa disponibilidade e precisão.

Cada produto que passa pelo PDV deve estar com a quantidade e o valor correto. A quantidade depende do operador, mas o preço vem do software.

A sua tranquilidade depende de um software que não trave e seja isento de erros. Pequenas diferenças podem gerar grandes prejuízos para a loja e desconfiança de seu cliente!

Lembre-se, nada adianta uma boa operação se o software gera situações de erros. O inverso também é verdadeiro!


Velocidade do software

Velocidade é outro ponto indispensável, por duas razões: pela experiência do cliente dentro da loja, principalmente na hora de pagar, e pela redução de custos.

Existe um tempo ideal de espera do cliente na fila. Não tão rápido, de forma que ele não observe os produtos do caixa – normalmente recheadas de produtos com suas melhores margens –, mas também não tão demorada, que faça com que o cliente tenha uma má experiência, se irrite e até desista da compra.

A determinação do tempo ideal dependerá do perfil dos seus clientes.

A velocidade do software do PDV proporciona eficiência ao operador de caixa, dando vazão à fila, isto é, uma fila ágil evita a necessidade de um caixa extra, que significaria custos adicionais com mais um funcionário.


Simplicidade

Além de tudo dito acima, o software de PDV deve ser o mais simples possível.

Normalmente, o operador de caixa tem baixa especialização, o que faz com que seja ideal um software intuitivo e fácil de usar, que não demande longo treinamento para sua capacitação. Aliar todas estas características é

um desafio.


PDV offline

Um software de ponto de venda deve funcionar ininterruptamente, livre de erros, com ou sem internet.

É importante destacar que você precisa contar com um software de ponto de venda que funcione em um momento que a internet da sua loja estiver instável, no momento de uma falha na conexão, por exemplo.

O seu ponto de venda não pode deixar de funcionar, além disso, o seu sistema precisa estar preparado para imprevistos.


Comunicação com equipamentos

Vimos que o PDV precisa ser ágil, produtivo e seguro, certo? Não adianta ter um software com todos esses atributos se os outros equipamentos não seguirem a mesma linha.

Dessa forma, todos os processos da sua loja irão cooperar para a maior lucratividade e segurança do seu negocio.

Para que chegue nesse resultado, um bom software PDV precisa conversar com os seguintes equipamentos de sua loja:

  • Computador;

  • Leitor de código de barras;

  • Balança;

  • Terminal de consulta;

  • Gaveta de dinheiro;

  • Impressoras para emissão do cupom fiscal.

  • Impressoras de código de barras


Integrações

Um software de PDV integrado com outras soluções é de grande importância, principalmente quando falamos em fidelização de clientes.

Todos os processos são importantes e funcionam em conjunto. A velocidade, por exemplo, faz com que o cliente tenha uma boa experiência, contando um ponto a mais para sua fidelização.


Já sabe qual software de ponto de venda escolher?

Como já explicado, é importante que todos os aspectos sejam trabalhados em conjunto. O segredo é a experiência do cliente!

Quem fica atento aos aspectos indispensáveis do PDV, garante a maior rentabilidade do negócio com menos dores de cabeça, e o sistema de loja neoPDV tem todas essas características listadas acima! Quer saber mais? Clique Aqui e fale com um especialista!




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