Táticas para ativar o ciclo de vendas no seu negócio



De acordo com Gustavo Brant, vice-presidente de vendas da DocuSign na América Latina, tornar o ciclo de vendas mais ágil traz menos custos paras as empresas e reduz as chances de um potencial cliente abandonar sua jornada de compras no meio do caminho.


Conheça as estratégias que ajudarão as empresas a atingirem esse objetivo.


Faça um mapeamento detalhado


Para começar a encurtar o ciclo de vendas da empresa de forma consistente, é preciso identificar os pontos em que o processo trava e é necessário maior esforço para que o cliente continue na sua jornada de compra. Os pontos de lentidão podem estar desde a forma como a empresa estuda o mercado à maneira como divulga seus produtos ou conduz a negociação direta com o comprador. Para averiguar qual é realmente o problema, é necessário destrinchar todo o processo e acompanhar o resultado de cada uma das etapas, tendo como base dados reais, como métricas de conversão de leads, ticket médio obtido nas primeiras compras e retorno de compradores.


Qualifique sua equipe


É essencial que todos os funcionários da área de vendas recebam acompanhamento constante, com feedbacks claros sobre sua forma de atuação, além de receberem treinamentos para melhorar seu desempenho. Alguns pontos devem se tornar prática, como a capacidade de ouvir o possível comprador, não alongar demais o processo de convencimento com informações irrelevantes para o cliente.


Lembre-se de que o ciclo de vendas não se restringe à atividade dos vendedores, mas também envolve o trabalho de atendentes no pós-venda, interpretando dados e direcionando a criação de produtos e serviços, promovendo sua divulgação para os compradores e desempenhando um papel importante no que se refere à retenção de clientes.


Aproveite o potencial do seus sistema de gestão


Lançar mão de softwares é uma alternativa para manter um rico banco de dados. Essa solução coleta várias informações sobre clientes já conquistados , envolvendo desde dados pessoais, como idade, até informações específicas, como hábitos de consumo, quantas vezes visitou sua loja e assim por diante. Assim, a empresa passa a contar com um extenso banco de dados sobre seu público, o que alimenta a atuação da equipe de vendas, tornando cada processo mais personalizado e com um potencial de sucesso muito maior.


via empreendedor



0 visualização

© 2019 by neoPDV