• neoPDV

5 dicas para você fazer diferente da concorrência na era digital

Atualizado: 7 de dez. de 2021



A era digital trouxe um fato desafiador para o varejo. A principal vantagem do varejo é o espaço físico e a capacidade de fazer a diferença para seus clientes todos os dias. Só existe uma saída para se ter sucesso nesse cenário, adotar mudanças.

Então, como as lojas de varejo podem utilizar melhor o digital para obter uma nova vantagem competitiva diária como no espaço físico?


1. Entre de cabeça no digital


A era das novas tecnologias permite que os varejistas resolvam alguns dos principais desafios de seus clientes, que são a utilização de sistemas que podem entender e fornecer recomendações mais precisas.

Isso inclui informações e dados obtidos no PDV. Com isso, você tem acesso à informações sociais, notícias e eventos pessoais, como aniversário e preferências por determinados produtos, dias e horários de compras de seus clientes.

No varejo, o que tudo isso faz é ajudá-lo a entender e antecipar tendências, além de ajudá-lo a tomar decisões diárias com mais precisão e em tempo real.


2. Crie formas de envolvimento do cliente a um nível personalizado


Melhorar a experiência de compra do consumidor em sua loja é um dos principais pontos. Algumas ferramentas são essenciais nessa jornada. Um PDV ágil é um grande exemplo, seu cliente não quer ficar mais tempo na fila do caixa do que o tempo gasto na compra.

Um PDV ágil e com informações precisas, com um clique você sabe quando foi a última compra, média de gastos mensais, até a última conversa sobre a mãe adoecida de seu cliente, e saiba, isso faz toda a diferença!


3. Crie um canal de venda interligado online e offline


Outra técnica que o ajudará a se destacar na era digital é construir, ou expandir, uma estratégia que interliga os canais.

Se você quiser competir com um serviço diferenciado ao cliente, precisará oferecer uma experiência de compra tranquila, passando de um canal para outro. Somente se você conseguir criar uma estratégia sólida, poderá desafiar e competir com seus concorrentes.

Então, qual é o próximo passo, você pode perguntar? Primeiro de tudo, você precisará descobrir por quais canais seus clientes encontram sua empresa, seja Site, página de Facebook, Instagram, Grupos de WhatsApp. Por esses canais que os clientes descobrem à que horas sua loja é aberta e quais itens estão disponíveis. No entanto, o digital não é o único caminho a percorrer.

Sempre que possível, faça uma conexão offline com seus clientes. Ao fazer isso, o consumidor terá uma conexão mais forte com as pessoas por trás da sua organização de varejo.

Além disso, essa é a oportunidade ideal para conhecer melhor seus clientes: pergunte a eles por quais canais eles preferem ser contatados ou quais canais eles usam antes de fazer uma compra.


4. Novas tecnologias geram novos hábitos


Dados, dispositivos, pessoas e processos estão se tornando cada vez mais interligados.

Você pode procurar o preço da picanha no seu computador, por um folheto ou olhar em um aplicativo no seu dispositivo, essa combinação de dispositivos que o cliente está vendo geram efetivamente mais dados que podem ser colocados em um sistema cognitivo, o que, por sua vez, pode ajudar os varejistas a personalizar mais a experiência do cliente efetivamente.

O ideal é que você tenha mais dispositivos que geram mais dados para ajudar a melhorar a conversa entre o varejo e o cliente.


5. Diferencie a experiência individual do cliente


Outra maneira de ganhar e manter seu espaço no varejo é diferenciar a experiência individual do seu cliente.

Durante todo o post, experiência foi a palavra-chave, é assim que você se destacará dos seus concorrentes.

Você pode vender ou comercializar um produto de várias maneiras diferentes em locais distintos. Mas, se tornando diferenciado na forma que oferece o serviço, conveniência, variedade e experiência na loja, um lojista pode se tornar referência da marca, o que representa executar melhor essa estratégia, com base no que o seu consumidor espera.


Competir é difícil mas não impossível


A competição pode ser difícil. No entanto, não é impossível.

Não estamos dizendo que agora você pode enfrentar grandes varejistas como a Amazon ou o Alibaba, mas com ajustes, você pode ir longe.

Pense, você não precisa competir diretamente com os preços do seu concorrente. Para se destacar no varejo, não significa que você precisa oferecer os preços mais baixos.

Destacar-se no varejo significa que você é notável, que você é único no seu serviço prestado ao seu cliente, tornando-se inesquecível a experiência de compra em sua loja física ou online.

Além disso, os clientes continuam voltando por causa do valor que seus produtos oferecem. E por último, mas não menos importante, uma experiência de compra suave ajuda a reter e conquistar clientes.

Então, você está pronto para enfrentar a concorrência?

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo